SARAU CULTURAL: UMA HOMENAGEM AO ESCRITOR PAULINO LEITE

14:31


Em Ecoporanga-ES o acesso à cultura ainda é limitado. O município tem apenas uma biblioteca pública e os eventos culturais que acontecem, geralmente, são na sede da cidade e as pessoas que moram em distritos não conseguem apreciar ou ter acesso.
Pensando nessa questão de valorização cultural e buscando artifícios capazes de instigar os hábitos de leitura e escrita, a EEEFM “José Teixeira Fialho” promove o 1º Sarau Cultural da instituição, no dia 27/07 que homenageou o escritor ecoporanguense Paulino Leite e o distrito de Imburana. A ideia foi produzida numa conversa entre o gestor da Instituição e o professor de português no início do corrente ano letivo e se tornou ação do Programa Jovens de Futuro.
Sarau é uma festa de cunho literário que promove atividades culturais: música, dança, recitação de poesia, monólogos... Na oportunidade, Paulino Leite – o homenageado da festa – apresentou seus livros e contou histórias de uma Imburana que muitos dos jovens ali não conheciam. O autor ainda expôs que está escrevendo uma obra contemplando o distrito de Imburana – ressalta-se que as narrativas de Paulino são feitas em versos e muitas vezes cantadas pelo próprio escritor.
Esse projeto não veio apenas somar no desempenho escolar dos educandos, mas fomentar a valorização da própria cultura deles.  No evento, moradores importantes da região foram emocionar com suas histórias: Senhor Sebastião Capim, Dona Jandira e Clerão – é a comunidade participando do processo de ensino-aprendizagem.
Edilson Sanfoneiro e seu neto também se apresentaram num pequeno duelo de sanfonas e Paulino emocionou ao cantar e contar a história de outras personagens que realmente existiram e deixaram sua marca ali.
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio, juntamente da coordenação escolar, deixaram o ambiente num clima mais rústico e os professores da área de Linguagens e Códigos promoveram as apresentações.
O sarau cultural vem para contribuir no desempenho escolar e cidadão dos alunos, pois as atividades desenvolvidas no evento tem incentivado a leitura, a escrita e a expressividade na troca de saberes construídos historicamente –  estes que são poucos socializados nos dias hodiernos. Espera-se fortalecer essa prática e promover novos saraus na José Teixeira Fialho. Crê-se que a concretização desse projeto impactará cultural e socialmente para que se mantenha viva a cultura local. 

Por: Rodrigo Dantas.
















You Might Also Like

0 comentários

Sigam-me!

Postagens populares

Total de visualizações de página