Lampioa Project's // Projeto Lampioa

21:46

Lampioa brotou no sertão grande do imaginário dos cordéis para apresentar o cotidiano LGBT contemporâneo. São poesias, palavras rimadas, imagens gravadas e o desejo de unir novos olhares e diferentes formas de expressão sobre gêneros e sexualidade. O projeto é composto por fanzines colecionáveis, produzidos sob a dura e lúdica estética cordelista, originados a partir da fantasia crítica e criativa de artistas da nossa geração.


Sexualidade plural e identidades a serem exploradas
O nome busca no Capitão Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, uma associação com a luta por direitos civis e sociais de minorias. O intuito é amadurecer e ressignificar o debate. A feminização do cangaceiro visa desabrochar e desconstruir o masculino como categoria estanque para, com isso, alcançar o gênero indefinido que habitará o universo heterogêneo da publicação. A riqueza de figuras e a cadência dos versos servirão como instrumentos para contextualizar e promover três diferentes culturas marginalizadas: os fanzines, a tradição nordestina e a vida LGBT.


Um projeto sob olhares diversos 
Lampioa florescerá em quatro edições de revistas com temáticas diversas, abordagens distintas e autonomia poética. A escolha do fanzine para a exposição dos cordéis e das artes gráficas deixa livre o campo para cada participante do projeto. O formato entrega inúmeras possibilidades editoriais, todas pautadas apenas pela originalidade e liberdade expressiva. Serão visões múltiplas para formar um painel representativo sobre a vida de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros. Sem estereótipos: a promoção da igualdade, tanto dentro quanto fora da comunidade, será o elo das criações de escritores e ilustradores convidados.














You Might Also Like

0 comentários

Sigam-me!

Postagens populares

Total de visualizações de página