Você é livre?

19:53

Surreal Moda & Arte:

Liberdade de ser diferente


















Nas férias de Janeiro, passei uns dias na Capital. Dando uma volta no shopping, me encantei com a Surreal Moda & Arte: uma loja de cunho feminino, diferente, futurista e alternativa. Conversando com alguns amigos descobri que há filiais da mesma espalhada por Vitórias e adjacências. A dona do estabelecimento que eu fui, tem sua formação em alguma área de Artes. E todas suas lojas priorizam a liberdade de expressão que é transmitida ao se vestir.
E o que é LIBERDADE? Aurélio, pai dos burros, conceitua como “1.Faculdade de cada um decidir ou agir segundo sua determinação. 2. Estado ou condição de um homem livre. 3. Confiança, intimidade (ás vezes abusiva).” Todavia, não determinamos nada por si só e vivemos acerca de normas de conduta e regras sociais, sem contar os momentos que nos limitamos por causa do outro.”[...] decidir ou agir segundo a própria determinação...” Isso é mentira! Louis Althusser (1918-1990), relaciona na sociedade superestrutura e infra-estrutura. O primeiro é quem manda, o segundo quem obedece. Althusser analisa os aparelhos ideológicos do Estado que criam robôs aptos a pensar, porém, os reprime conforme a situação. Nós nunca fomos ou seremos livres de verdade: desde cedo, na escola, nos passam ludicamente regras sociais do sistema vigente, visando-se formar um “cidadão crítico” que possa ser inserido na sociedade. Por esse motivo, o conceito de Liberdade é tão limitado. Não acredita? Aumente o som depois das 22h e você será abordado pela polícia de casa adentro. Sabe porquê? Obedecemos a uma cultura dominante, meu bem!
Aquilo que é imposto pelos poderes políticos é o que nos direciona impondo limites, logo, indivíduos verdadeiramente livres não existem. Quebrando as regras eles estão fora do contexto, podendo pagar multa ou sendo detidos pela polícia. Dói, mas é a realidade.


Ps.: Ao citar a Surreal Moda & Arte, eu quis exemplificar a Liberdade de expressão mesmo. Se for a Vitória, aqui no Espírito Santo, passe no shopping e procure essa loja. Você apreciará roupas chiquérrimas e viajará na decoração da loja.

You Might Also Like

1 comentários

Sigam-me!

Postagens populares

Total de visualizações de página