Verruga, Verruga

16:30





VERRUGA É ISSO, VERRUGA É AQUILO
(Rascunhos de uma história de vida)

Esse livro foi criado a partir de esboços escritos na adolescência do mateense Vinicius Oliveira de Souza e, apesar do título pouco sugestivo, o jovem coloca em pauta dinamicamente as suas vivências. A capa é repleta de fotos do jovem e daqueles presentes no seu contexto. O romance é do ano de 2004, possui 105 páginas e impresso pela Gráfica Aymorés.
A obra é composta por 71 capítulos extremamente curtos e o escritor expõe suas sandices adolescentes: fala sobre masturbação, admite ter feito uma lista de mulheres as quais desejou, delimita em algumas linhas sobre o uso de drogas, relembra os tempos que jogava RPG com os colegas de classe e, à maneira dos tradicionais, cita a Bruxaria Moderna: “Não vou falar sobre Wicca, se o leitor quiser saber mais basta pesquisar na Internet ou até mesmo nas bancas de jornal...” – detalhe que o termo WICCA é o nome de um dos capítulos de Verruga é isso, Verruga é aquilo.
Vinícius, no decorrer de sua composição, descreve São Mateus de uma maneira simples, porém muito verdadeira e também conta a Lenda da Princesa Africana – um tesouro que infelizmente se perdeu no tempo e que apenas poucos dos “mais antigos” conhecem. A palavra “verruga” no título veio do apelido que o escritor recebeu na Escola Agro técnica Federal de Colatina – ES, onde se passa maior parte da narrativa.
A história abre espaço para palavrão: “Fomos eu e Beto, um dos meus primos, tomar banho. É claro que separado porra. Tá doido?” Quem lê esses rascunhos se sente em uma digna “roda de amigos, com histórias e lembranças que as pessoas contam.”
Encontram-se leves erros de digitação durante a breve “autobiografia” de Verruga, contudo é uma leitura infanto-juvenil gostosa, interessante e apreciada pelos leitores pré-adolescentes que freqüentam as bibliotecas das escolas do Município de São Mateus, aqui no Espírito Santo.


PS.: Ele cita em seu trabalho a antiga Escola Polivante e a Professora Rosângela, uma ruivinha maravilhosa e brava que também já lecionou para o dono deste blog nessa mesma escola.

You Might Also Like

1 comentários

Sigam-me!

Postagens populares

Total de visualizações de página