Crônicas

11:04

As crônicas são relatos de fatos comuns relativos ao cotidiano. O texto é processado de forma espontânea e pessoal, sua inspiração provém de ideias da atualidade. O termo 'CRÔNICA' significa tempo e deriva tanto do latim quanto do grego. Segundo o site Uol, "a crônica é uma mistura de jornalismo e literatura. De um recebe a observação atenta da realidade cotidiana e do outro, a construção da linguagem, o jogo verbal."

A prosa cotidiana, segundo Machado de Assis vem "Antes de Esdras, antes de Moisés, antes de Abraão, Isaque e Jacó, antes mesmo de Noé houve calor e crônicas." No início do Cristianismo eram registros de acontecimentos de ordem cronológica. No século XIX, na Europa, eram narrações que estavam presentes nos jornais como nos dias de hoje, contudo, suas informações possuíam teor histórico. E na segunda metade desse mesmo século a crônica é introduzida no Brasil abstecendo-se desse caráter de documentação histórica. Atualmente, tem um outro sentido mas não perdeu sua ligação com o tempo, pois está relacionada a fatos contemporâneos.

Os cronistas redigem seus textos com muito humor, seguido de elementos tais como narrador, enredo sequenciado por fatos, personagem, espaço - todavia, não são regras que devem ser seguidas à risca. O autor usa a linguagem de acordo com a sua narrativa, as palavras e a pontuação criam os efeitos de sentido desejados por ele. Quando verbos intitulam crônicas, geralmente são usados no pretérito pelo motivo de ser esse o tempo predominante em qualquer tipo de história. Há crônicas baseadas em diálogos sem a necessidade de um narrador.

A crônica é um gênero literário que deve ser lido, saboreado e disseminado. Jovens escritores tudo serve como munição para a caneta e o papel: músicas, jornais, experiências cotidianas, revistas, blogs, livros. Aprecie esse material didático sem moderação.
BIBLIOGRAFIA:





  1. Apostila #2 do Projeto Letras de Luz.



  2. Minidicionário Prático: Língua Portugueza A/Z - São Paulo: DCL, 2008.



You Might Also Like

2 comentários

Sigam-me!

Postagens populares

Total de visualizações de página